Diabetes
O que é obesidade?
É definida como uma enfermidade crônica decorrente do acú-mulo excessivo de gordura no corpo, acarretando uma série de disfunções orgânicas que prejudicam de uma forma direta a saúde.
A obesidade tem sido considerada um dos principais proble-mas de saúde pública da sociedade moderna, haja visto o cres-cente número de pessoas que se encontram nessa condição. Tal fato agrava-se ainda mais, na medida em que se revela cada vez mais freqüente a obesidade infantil. Nos Estados Unidos, por exemplo, é considerado atualmente um dos maiores problemas de saúde pública.
Estudos apontam que pessoas com sobrepeso têm 55% de chance de ter níveis altos de colesterol, hipertensão arterial e aumento dos níveis de glicose no sangue. Em contrapartida, pessoas que se encontram na faixa normal de peso apresentam 75% de chance de apresentarem resultados normais de coleste-rol ou da glicemia.
Como é feito o diagnóstico?
A avaliação do peso normal de uma pessoa é variável de acordo com a população estudada. Podem ser feitos dois tipos de diagnósticos, um quantitativo, que relaciona a massa corpórea ou a massa de tecido adiposo do indivíduo, e um qualitativo, que se refere à distribuição de gordura corpórea.
Dentre os métodos utilizados no diagnóstico quantitativo da obesidade, temos:
Tabelas de peso versus altura.
• Índice de massa corpórea (IMC): Consiste na relação en-tre o peso dividido pelo quadrado da altura. (IMC = peso / altura2).
É o método mais utilizado, entretanto tem a desvantagem de não distinguir gordura central de gordura periférica, nem mas-sa gordurosa de massa magra, podendo superestimar o grau de obesidade em pacientes musculosos.
De acordo com o IMC, tem-se a seguinte classificação:
IMC Classificação
18 a 24,9 Peso Saudável – Obesidade Ausente
25 a 29,9 Sobrepeso / Pré obeso
30 a 34,9 Obesso Classe I
35 a 39,9 Obesso Classe II acima de 40 Obesso Classe III – Obesidade Mórbida
Em crianças, é