Diabetes
Tem peso a mais;
Come de forma errada: salta refeições, alimentação à base de fritos, gordura e doces;
Não faz exercício físico;
Tem familiar com diabetes;
Tem hipertensão arterial e/ou colesterol elevado no sangue.
Sim... Está em risco de ser diabético!!!
A Diabetes caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
À quantidade de glicose no sangue chama-se de glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
A insulina é uma hormona produzida pela pâncreas e ajuda a glicose a entrar nas células para que estas possam produzir a energia necessária para a vida.
Nas pessoas que têm diabetes, o pâncreas deixa de produzir insulina ou as células são resistentes à mesma. Sem insulina a glicose não entra nas células e os níveis de açúcar no sangue aumentam.
Pâncreas
Diabetes tipo 1.
É causada por: destruição das células que fabricam insulina.
A insulina é necessária para o tratamento da diabetes tipo
1 porque nos doentes com essa doença, as células do pâncreas que produzem insulina foram destruídas, por esse motivo este produz muito pouca ou nenhuma insulina. E como sem insulina não se pode viver, a administração de insulina produzida laboratorialmente é um tratamento imprescindível de substituição.
Diabetes tipo 2.
É causada por:
As células não darem premissão para o açúcar entrar.
A insulina ser produzida em quantidades normal ou aumentada, porém não ajuda o corpo a usá-la de forma adequada . Com o tempo, uma alimentação com excesso de doces e carboidratos prejudica a função do pâncreas (órgão responsável pela produção de insulina), podendo fazer com que a pessoa passe a necessitar de doses de insulina.
Nos adultos geralmente é do tipo 2 e manifestam-se através