Diabetes
INTRODUÇÃO:
O diabetes é uma doença na qual o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la adequadamente para suprir as suas necessidades. O portador da doença pode levar uma vida normal desde que os níveis de glicose no sangue sejam bem controlados. Os principais tipos de diabetes são o diabetes Tipo I (DM I), o diabetes Tipo II (DM II), e o Gestacional.
O que é diabetes:
Diabete é uma doença, quando seu corpo torna-se incapaz de usar e armazenar glicose (um tipo de açúcar). É quando o pâncreas fabrica pouca ou nenhuma insulina, e com isso a taxa de açúcar no sangue sobe muito.
De forma simples podemos dizer que após metabolizada dentro da célula, a glicose é transformada em energia. Isto só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, o que permite que a célula receba a glicose e a transforme em energia, para assim, realizar todas as suas funções.
As principais características desta doença são: hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina).
Entre seus sintomas mais freqüentes estão: o aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, fraqueza, fadiga, náuseas, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos, dificuldade na cicatrização de feridas, Infecções freqüentes, etc.
Se não for tratada pode trazer sérios riscos como ataque do coração, derrame, cegueira, complicação nos rins, complicações vasculares, que pode até resultar em amputação, e impotência em alguns homens.
Por ter esta deficiência na produção de insulina, é importante que o diabético sempre controle sua alimentação, devendo evitar doces, massas, bebidas alcoólicas (pois estas ao serem metabolizadas dentro de nosso organismo são transformadas em glicose), faça exercícios físicos, pois agindo assim conseguirá levar uma vida com menos riscos de