Diabetes
Existem vários tipos de diabetes, com vários sintomas, causas e implicações diferentes. A forma mais simplificada de dividir esses tipos de diabetes Melito e Diabetes Insípido, sendo que essas categorias ainda podem ser subdivididas.
Melito deriva da palavra latina Mellitus, que quer dizer mel ou adocicado, relativo á característica marcante desse grupo: a Hiperglicemia (grande quantidade de açúcar no sangue) Diabetes Mellito é o “grupo de doenças com causas múltiplas caracterizadas por deficiência absoluta ou relativa de insulina ou por anomalia da insulina e consequentemente, hiperglicemia”.
O Diabetes Insípido é um distúrbio menos frequente do que o Diabetes Mellito, caracterizado pela incapacidade de concentrar a urina devido a uma deficiência na produção ou no reconhecimento do hormônio antidiurético (ADH), dessa forma urina fica muita diluída “sem gosto”, o que explica o nome insípido. É subdividido em diabetes Insípido Nefrogênico e Diabetes Insípido Neuro-hipofisário ou Central.
O Diabetes Gestacional é um tipo de diabetes que pode se manifestar tanto na forma insípida quanto na forma melito. Recebe esse nome pois é detectado na gravidez quanto na forma melito. Recebe esse nome, pois é detectado na gravidez podendo continuar ou não após o término da gestação.
Todos esses conceitos serão abordados e melhor explicados no decorrer do nosso trabalho.
DIABETES POR QUE ACONTECE?
A diabetes e uma disfunção do metabolismo, ou seja, é do mesmo jeito que o organismo usa a digestão dos alimentos, para crescer e produzir energia. A maioria dos alimentos que comemos é quebrada em partículas de açúcar que fica no sangue. Esta substancia é o principal combustível para o nosso corpo. Depois da digestão, o açúcar passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que o açúcar possa entrar nas células, ela precisa de ajuda de outra substancia, a insulina.
A insulina é um hormônio produzido no