Diabetes
É uma doença ocasionada pela deficiência de produção ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).
A diabetes envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Ela é considerada nos dias atuais em um problema de saúde pública por conta do número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Vamos conhecer os vários tipos de Diabetes:
Diabetes tipo 1
Irá ocorrer uma diminuição de produção de insulina no pâncreas ocasionado por uma deficiência no sistema imunológico, fazendo os nossos anticorpos atacarem as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Diabetes tipo 2
Haverá dois fatores que ocasionaram esse tipo de diabetes; ocorrerá uma diminuição da secreção de insulina, que desencadeará um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. O diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, mas a doença poderá continuar a progredir com o passar do tempo. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional
É quando há um aumento significativo de resistência a insulina na gestação, fazendo elevar os níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, que posterior ao parto poderá ou não continuar. Não se tem ainda a causa exata do diabetes gestacional.
Pré-diabetes
É quando há ou não possibilidade de um individuo desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2. Pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes, o individuo já nasce