diabetes
O colesterol, que para os químicos é um álcool complexo, é outro exemplo de esteróide: é importante componente de membranas celulares, embora hoje seja temido como causador de obstrução (entupimento) em artérias do coração.
O colesterol não “anda” sozinho no sangue. Ele se liga a uma proteína e, dessa forma, é transportado. Há dois tipos principais de combinações: o HDL, que é o bom colesterol e o LDL que é o mau colesterol. Essas siglas derivam do inglês e significam lipoproteína de alta densidade (HDL – High Density Lipoprotein) e lipoproteína de baixa densidade (LDL – Low Density Lipoprotein).
O LDL transporta colesterol para diversos tecidos e também para as artérias, onde é depositado, formando placas que dificultam a circulação do sangue, daí a denominação mau colesterol. Já o HDL faz exatamente o contrário, isto é, transporta colesterol das artérias principalmente para o fígado, onde ele é inativado e excretado como sais biliares, justificando o termo bom colesterol.
Quais os órgãos que mais produzem o Colesterol?
R: Ovário, testículos, fígado, intestino e suprarrenal onde é sintetizado.
Onde é eliminado o colesterol?
R: Nas fezes e fígado, onde ele é inativado e excretado como sais biliares.
Qual a função da Bilis?
R: Ela é um emulsificante e quebra as gorduras, ela é produzida no fígado e é armazenada na visicula.
Diabetes
O diabetes é uma doença crônica (dura a vida toda) marcada pelos altos níveis de açúcar no sangue. Indivíduos com diabetes correm alto risco de apresentar inúmeras complicações.
Sintomas
• Dormência, formigamento ou dor nos pés ou nas pernas
• Problemas de visão
• Feridas ou infecções nos pés
• Sintomas de alto nível de açúcar no sangue (muita sede, visão turva, pele seca, fraqueza ou cansaço, necessidade de urinar com muita frequência)
• Sintomas de baixo nível de açúcar no sangue (fraqueza ou cansaço, tremores, suor, irritabilidade, confusão, batimento acelerado, visão dupla ou turva, ansiedade)