Diabetes
Existem vários tipos de diabetes que são classificadas como: Tipo I, Tipo II, Tipo III ou I e I/2, gestacional entre outras. As Diabetes chamadas de Mellitus (aquelas que ocasionam um aumento de açucar no sangue, como as citadas anteriormente) tem como causadores um mecanismo chamado de splicing alternativo, O mesmo ocorre logo após a transcrição do DNA pelo RNA mensageiro, onde esse é cortado com auxílio de enzimas em exons e íntrons e reformulado de diferentes maneiras o que caracteriza o splicing alternativo. O RNA mensageiro será traduzido no ribossomo e produzirá proteínas diversas com funções diferenciadas.No processo de remontagem, a sequência que corresponde a síntese da proteína insulina ou responsáveis pela produção de receptores de membrana podem não ser fabricadas ou produzidas de forma ineficiente, ocasionando a característica fenotípica observada nos portadores dessa doença.
Atualmente, a diabetes pode atingir um número significativo de pessoas. No Brasil, tornou-se uma questão de saúde pública.
Fonte da figura: vilaequilibrio.vilamulher.com.br
Epidemiologia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2006 há cerca de 171 milhões de pessoas doentes da Diabetes, e esse índice aumenta rapidamente. É estimado que em 2030 esse número dobre. A Diabetes Mellitus ocorre em todo o mundo, mas é mais comum (especialmente a tipo II) nos países mais desenvolvidos. O maior aumento atualmente é esperado na Ásia e na África, onde a maioria dos diabéticos serão vistos em 2030. O aumento do índice de Diabetes em países em desenvolvimento segue a tendência de urbanização e mudança de estilos de vida. No caso do Brasil, o número de diabetes vai mais que dobrar, segundo estimativas da OMS, chegando a 11,3 milhões de casos.
A diabetes está na lista das 5 doenças de maior índice de