Diabetes
Segundo NORWOOD (1999, p.15): “Diabetes é uma doença séria. É crônica, que significa que não tem cura, não passa. Se deixada sem tratamento, pode encurtar a vida”.
Não existe uma fórmula mágica para o tratamento de pessoas com diabetes, as pessoas com essa doença têm que primeiro tomar consciência da necessidade do tratamento contínuo e ininterrupto, em parceria com os profissionais, e familiares e amigos, através de uma união das partes, tentando tornar o tratamento uma rotina mais tranquila e normal possível.
Como notamos na citação acima a diabetes é uma das doenças mais antigas, que já assola a humanidade há muito tempo, mas é uma doença que atualmente vem preocupando cada vez mais, tendo em vista que no Brasil existem aproximadamente sete milhões de diabéticos, segundo censo demográfico do IBGE, de 2000, dado obtido no site da Associação Brasileira de Diabetes.
Portanto, será abordado neste trabalho o estudo sobre Diabetes, sua classificação, seus sintomas, entre outros fatores desta doença.
Diabetes
O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipos de Diabetes
Diabetes tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Na diabetes tipo 1, o organismo não produz insulina suficiente.
Diabetes tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca