Diabetes
Esse artigo foi baseado em uma entrevista feita com praticantes de musculação de bairros de classe média e populares da cidade de Salvador-Ba. O objetivo do estudo foi descobrir o que levava as pessoas, na sua maioria jovens, a prática incansável da musculação e ao uso de anabolizantes. De acordo com as entrevistas feitas, descobriu-se que os usuários soteropolitanos utilizam esses recursos por razões estéticas.
Numa sociedade que supervaloriza a aparência corporal, a busca pelo corpo perfeito só tende a crescer. E para alcançar esse objetivo, eles passam por cima da saúde utilizando os anabolizantes. Por ser uma maneira bem mais rápida de conseguir músculos grandes e definidos é que as pessoas acabam recorrendo a essas substâncias,mesmo sabendo o mal que elas podem trazer.
O uso abusivo de anabolizantes, está associado a vários efeitos colaterais nocivos a saúde. Ao homem pode trazer infertilidade, atrofia testicular, acne, entre outros. Nas mulheres, traz o engrossamento da voz, encolhimento dos seios, crescimento de cabelo no corpo etc.
Os resultados da pesquisa mostra que de 43 entrevistados, 27 são freqüentadores de academias em bairros populares e 16 de bairros de classe média e alta, sendo que dos entrevistados 37 eram homens e 6 mulheres. Confirmou-se que os homens usam mais os anabolizantes do que as mulheres. Notou-se que os usuários das academias de bairros de classe média e alta, possuem alta escolaridade, já os usuários das academias de bairros populares têm escolaridade baixa e média. Vale ressaltar que os usuários das academias de bairros populares consomem doses muito elevadas de produtos veterinários.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Por ser um tema bastante atual e estar diretamente associados a nós, jovens e soteropolitanos, já que a pesquisa foi realizada aqui em salvador, houve uma grande interação entre o grupo que apresentou o tema e os colegas de classe.
O grupo