Diabetes tipo 2
Diabetes é uma doença metabólica causada por alto índice de açúcar no sangue é muito comum e, principalmente quando não é tratada de maneira correta, pode levar a muitas complicações graves, podendo ocasionar a morte. É uma doença sem cura, mas que pode ser controlada. Quando o tratamento é feito de forma adequada, as pessoas com diabetes pode ter uma vida praticamente normal e sua expectativa de vida aumenta. O tratamento envolve uma série de cuidados com medicações, dieta, exercícios e visitas ao médico. Este trabalho tem como objetivo fornecer informações sobre essa patologia, no qual está presente na vida de muitas pessoas, interferindo no modo de vida tanto social quanto alimentar.
DESENVOLVIMENTO
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que dura a vida toda, marcada pelos altos níveis de açúcar no sangue. O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. É causada por um problema com o processo de produção ou de consumo de insulina no organismo. A insulina é necessária para levar o açúcar do sangue ás células, onde fica armazenado e, depois, é utilizado para gerar energia.
Quando se tem diabetes tipo 2, os adipócitos que são as células de gordura, os miócitos que são as células dos músculos e os hepatócitos que são as células do fígado não respondem corretamente á insulina. Isso é conhecido como resistência á insulina. Por causa disso, o açúcar do sangue não entra nessas células para ser armazenado e transformado em energia.
Quando o açúcar não consegue entrar nas células, altos níveis de açúcar se acumulam no sangue. Esse processo é chamado de Hiperglicemia.
O diabetes tipo 2 normalmente ocorre lentamente ao longo do tempo. A maioria das pessoas com esta doença está acima do peso quando e diagnosticada. O aumento da gordura dificulta a utilização da insulina de forma correta no corpo.
O histórico familiar e os genes desempenham um papel importante no diabetes tipo 2. Baixo nível de atividade física, má alimentação e