diabete
1 DIABETES 1.1. O QUE É DIABETE? È uma doença (tecnicamente chamada diabetes milicos) caracterizada por glicemia elevada e insulina inadequada ou ineficaz, o que torna uma pessoa incapaz de regular normalmente a glicemia.
1.2. QUAIS OS TIPOS DE DIABETES? 1.2.1 DIABETE TIPO 1.
Tipo de diabete em que a pessoa não produz nenhuma ou produz muito pouca insulina; também conhecida como diabetes juvenil, embora alguns casos surjam na idade adulta. Anteriormente denominado diabetes insulinodependentes.
2.DIABETES TIPO 2
É um tipo de diabetes em que a pessoa fabrica bastante insulina, mas as células do organismo resistem á sua ação (resistência a insulina), também chamado diabetes adulto. Anteriormente denominado diabetes não insulinodependentes. Na diabete tipo 1 o sistema imunológico do individuo ataca as células do pâncreas.Em pouco tempo a pâncreas não é mais capaz de produzir insulina e, depois de cada refeição, a glicemia se mantém elevada, ainda que os tecidos orgânicos estejam simultânea e famintos por glicose
A pessoa precisa receber insulina de uma fonte externa para ajudar as células a captarem a glicose necessária a partir do sangue. 2.1.E O DIABETES TIPO 1, A PESSOA JÁ NASCE COM ELE?
Na verdade, a pessoa nasce com uma chance de ter a doença por ser portador de material genético para o diabetes tipo 1 e, em algum momento da vida, fatores ambientais desencadeiam a doença, entre eles processo infecciosos e alterações alimentares que mudam a flora intestinal.A faixa etária mais frequente para o aparecimento da doença é dos 7 aos 15 anos. Na diabetes tipo 2 normal e caracterizado por resistência á insulina, pelas células do organismo, inclusive as células adiposas.A insulina pode estar presente, pode estimular as células a captarem glicose, mas elas o fazem mais lentamente que o normal.
A glicose no sangue eleva-se a níveis muito altos, como no tipo1, mas nesse caso o insulinêmico também se eleva. O pâncreas