Apostila de Segurança da Informação
Módulo 01- Segurança
Introdução
As ameaças virtuais estão cada vez mais constantes. Deixar de se proteger não é mais possível, sob risco de perder não apenas a privacidade, mas também dados sigilosos, o que pode causar sérios prejuízos financeiros. Conheça as políticas de segurança necessárias para defender sua organização e previna-se.
Armazenamento de informações estratégicas e confidenciais, senhas, dados pessoais, cadastros e de tudo o que pode ser alvo de ataques precisa ser devidamente seguro para garantir a integridade de corporações e pessoas.
Quais as políticas de segurança que um CSO (Chief Security Officer) desenvolve e adota para se prevenir contra o bombardeio desses e de outros fatores?
As respostas estão no seu curso de segurança, com o qual você fica por dentro dos cuidados com as redes sem fio, camadas de segurança e muito mais.
Segurança da Informação
Está cada vez mais difícil manter em segurança as informações referentes às empresas ou pessoas. O descuido nessa área pode causar prejuízos significativos e, muitas vezes, irreversíveis. Mas, felizmente a maior parte das empresas está consciente do perigo, e estamos vivendo um momento em que praticamente todas elas têm alguma política de segurança. A segurança da informação refere-se à proteção requerida para proteger as informações de empresas ou de pessoas, ou seja, o conceito se aplica tanto às corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
Podem ser estabelecidas métricas para definição do nível de segurança existente e requerido. Dessa forma, são estabelecidas as bases para análise da melhoria da situação de segurança existente. A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou