dia do idoso
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO
"Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades mas como uma oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida"
(Autor desconhecido)
Data mundial
Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
A ONU vem lutando pelos direitos e bem-estar das pessoas idosas com um Plano de Ação sobre o Envelhecimento. Este ano a Organização celebra as conquistas do Desenvolvimento do Milênio, um plano básico para melhorar as vidas das pessoas que tem como objetivo maior o bem-estar da população idosa em todo o mundo. Em muitos países, os idosos têm se beneficiado de menores taxas de pobreza e de fome, maior acesso a medicamentos e serviços de saúde e de ensino superior e oportunidades de emprego.
Envelhecimento Saudável
Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, mas vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que não impede uma pessoa de ser social e intelectualmente ativa. A saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia. Essas podem ser equilibradas através de atividades sociais e de lazer que não deixam com que o indivíduo em fase de envelhecimento se sinta excluído da sociedade e incapaz de exercer funções.
Tendo em vista que vários municípios estarão realizando ações, durante o mês de Outubro, sugerimos ações que geram impactos positivos, :
Oficinas recreativas para idosos;
Palestra sobre o envelhecimento saudável;
Palestra com os jovens e as crianças nas escolas, tema sobre o envelhecimento;
Sensibilização sobre os direitos dos idosos;
Atividades que abordem o combate a violência contra os idosos;
Deste modo, Solicitamos que todas as atividades que retratem atividades