dhodjgp

1211 palavras 5 páginas
Psicologia Cognitiva I

Docente: Prof. Ana Cristina Quelhas

Discentes:

Ana Rita José nº 19878
Rute Amaral nº 23380
Ana Sofia Silva nº 23400
Vera Moreira nº

1T5

2014/2015 Índice

.
.
.
.
.
.

Enquadramento Teórico

Esta experiência foi baseada no artigo ... de modo a relacionar a perceção com a sensação, tendo como objectivo principal testar a sensibilidade do sujeito em diferentes partes do corpo.
A dificuldade em definir o tato é, provavelmente, porque se trata de um sentido que não se restringe somente a uma ou duas regiões do corpo. Temos sensações táteis não somente com as mãos, mas com diferentes regiões da pele, inclusive com as estruturas relacionadas directamente aos outros quatro sentidos.
Segundo a definição actual de percepção que se baseia no modelo empirista, esta inicia-se na captação da informação sensorial dos acontecimentos do meio exterior e interior através de mecanorecetores. Estes transformam formas de energia em acontecimentos nervosos ao nível do córtex sensorial. Este processo é responsável pela organização dos estímulos recebidos tornando o sujeito consciente de si e do meio construindo assim um conhecimento significativo.
De acordo com a teoria da epistemologia a sensação é a reacção física do corpo ao mundo físico que resulta da ativação das áreas primárias do córtex cerebral. O nosso organismo recebe, constantemente, um número infinito de estímulos (sensações) sendo que interpretamos, somente, os necessários. Por vezes, esta é considerada como o ponto de partida da experiência, apesar de não ser, no entanto, um dado imediato da consciência.
O sentido tato encontra-se em toda a pele que, usufruindo de milhares de nervos, reage conforme a pressão que cai sobre ela enviando sinais ao cérebro de modo a criar uma sensação tativa. Esta é percebida através do contacto que

Relacionados