DHCP
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
IP (Internet Protocol)
TCP/IP (Transmission Control Protocol and Internet Protocol)
UDP (User Data Protocol)
MAC (Media Access Control)
Aplicação
I – Considerações iniciais
Quando falamos de DHCP como aplicação estamos falando do serviço de fornecimento e gerenciamento de IP, feita por um servidor a um cliente, pois toda maquina conectada a uma rede TCP/IP precisa de um. Esta estrutura de Cliente-Servidor DHCP é bem genérica, pois ela pode ser caracterizada com um indivíduo e seu roteador ou mesmo de uma empresa, com o seu administrador de rede que controlará o servidor e seus funcionários que terão suas maquinas como os clientes.
II – Estrutura do serviço DCHP
A estrutura de requisição e prestação de serviço se dá quando uma nova máquina é conectada à rede, e desde que ela esteja ajustada para receber as configurações da rede automaticamente. O cliente enviará um pacote de dados para toda a rede (em broadcast) usando o protocolo UDP, este pacote é chamado de DHCPDISCOVERY. Em resposta, o servidor (se existir mais de um servidor todos responderam, o que explica a requisição ser feita em broadcast) envia um pacote contendo o MAC do cliente e o IP oferecido pelo servidor DHCP, a máscara de rede, o IP do servidor DHCP e o tempo máximo que o cliente poderá usar o IP oferecido, este pacote é chamado de DHCPOFFER. O cliente enviará um pacote para toda a rede requisitando a oferta de um dos servidores, e mesmo que existam mais de um, o cliente só aceitará um pedido, este pacote é chamado de DHCPREQUEST. O servidor envia um pacote ao cliente confirmando a configuração, este pacote é chamado DHCPACK.
Fig. 1 – Exemplificação visual da comunicação cliente-servidor DHCP [1]
Uma vez conectado à rede e com um IP fornecido pelo servidor, o cliente pode pedir renovação no serviço ou ser liberado, com os pacotes DHCPRENEW e DHCPRELEASE respectivamente. O servidor por sua vez também pode interromper o uso do