Arte R.
Naquele período Carlos Magno levou os artistas a superarem o estilo ornamental e redescobrirem a tradição cultural e artística greco-romano.
Na arquitetura esse fato foi decisivo ,pois um novo estilo surgiu para as edificações ,principalmente para as igrejas .E a esse novo estilo deu-se a denominação de românico.
As características dessa arquitetura românica são a utilização das abóbadas,dos pilares maciços que as sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janelas.
A abóbada das igrejas românicas eram de dois tipos: a de berço e a de aresta. A abóbada de berço era mais simples e consistia num semi-círculo chamado arco pleno ampliado lateralmente pelas paredes,mas esse tipo de cobertura tinha um excesso de peso que provocava vários desabamentos ,e a luminosidade era pequena , pois as janelas eram estreitas.Por esse motivo os construtores desenvolveram a abóbada de aresta que consistia na intersecção ,em ângulo reto de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares,com isso eles conseguiram que a abóbada ficasse com uma certa leveza e maior iluminação.
As igrejas românicas chamam a atenção por seu tamanho ,pois são sempre grandes e sólidas .Daí serem chamadas de “Fortaleza de Deus.”
Essas imensas igrejas eram erguidas em vilarejos calmos e tranqüilos pois a vida social da época havia deslocado-se para o campo por não haver cidades no Oriente.
A arte românica não era fruto da do gosto refinado da nobreza e sim do estilo clerical ,pois o poder do rei estava enfraquecido e a igreja era a única fonte de trabalhos artísticos.
Muitas igrejas foram construídas na rota de peregrinos que buscavam lugares considerados santos,como por exemplo: Jerusalém,Roma,Santiago de Compostela , e a Basílica de Saint-Sermin era uma dessas igrejas com parada obrigatória para quem dirigia-se a Santiago de Compostela na Espanha .
Em uma época em que as pessoas não sabiam ler a igreja recorria à pintura e à escultura para narrar as