dhcp
Qual a historia? Surgiu em outubro de 1993, é o sucessor do BOOTP. Sua criação foi importante, porque até então, o numero de IP e todos os parâmetros necessários para cada computador era atribuído manualmente, e o DHCP faz exatamente isso, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores a medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pre-definido configurado no servidor. Sempre que uma das maquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outras.
Como funciona? Basicamente, utiliza o modelo cliente-servidor, o DHCP faz:
Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.
O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).
Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.
Modo de Funcionamento:
Manual - Neste caso, é possível atrelar um endereço IP a uma determinada máquina na rede. Para isso, é necessária a associação de um endereço existente no banco do servidor DHCP ao endereço MAC do adaptador de rede da máquina. Configurado desta forma, o DHCP irá trabalhar de maneira semelhante ao BOOTP. Esse endereço "amarrado" ao equipamento não poderá ser utilizado por outro, a não ser que eles utilizem a mesma placa de rede.
Automática - Nesta forma, o servidor DHCP é configurado para atribuir um endereço IP a um equipamento por tempo indeterminado. Quando este conecta-se pela primeira vez na rede, lhe é atribuído um endereço permanente. A diferença existente entre esta e a primeira configuração é