dfgtehg
351 palavras
2 páginas
hgesfsdfcvdfghtfrgdvcdsgvbhgbvo: O Mito da Caverna
(Platão)
Platão,através do mito da caverna, mostra uma situação na qual pessoas estão isoladas dentro de uma caverna desde a infância e que consequentemente passa a ser seu \"mundinho\". É nesse lugar que eles vão ter suas primeiras experiências de vida, só que de um modo errado, distorcido. Tudo o que é aprendido não passa de ilusão, de sombras. Nada é real! As correntes simbolizam uma situação onde o conhecimento verdadeiro é limitado.Depois de um tempo um dos prisioneiros sai de dentro daquela caverna e passa a ver o quanto as c0isas são diferentes e o quanto o mundo é intenso la fora. Aos poucos passa a reconher o quanto estava equivocado e passa a perceber através da luz do sol, a luz que o levará para o verdadeiro conhecimento das coisas. Quando ele retorna para a caverna para compartilhar as novidades com seus amigos ainda prisioneiros, eles não acreditam e pensam que ele esta louco e que tudo aquilo não pasaria de um mentira.
Platão compara o nosso dia-a-dia com a situação que ocorre na caverna.Nós estamos limitados apenas àquilo que vemos. A descoberta do novo, do inusitado, do extraordinário, requer esforço e esse esforço tem um preço: sair do lugar seguro, da caverna onde nos encontramos.Pode até ser dificil expandir nossos conhecimentos ,mas quando esse obstáculo é ultrapassado, as coisas se tornam muito mais nítidas fáceis .
Platão nos mostra que todos temos um mundo extenso para ser descoberto,e que ele está muito além daquilo que podemos ver.Há muitos livros há serem lidos,muitas culturas há ser estudadas,muitos lugares a ser vistos,muitos estilos de músicas há ser ouvidos...Devemos nos desprender desse mundo tão pequena no qual vivemos, onde se valoriza muito o que é superficial. Não buscamos profundidade em quase nada, porque nossa visão é distorcida e nossos passos são lentos na direção do conhecimento