Dfgahfahdb ajhgsdahdjh dahgdjadgh
640 palavras
3 páginas
Aula 2: NOÇÕES SOBRE TEXTO (Instrumental, Medeiros, cap.02)Texto é um tecido verbal estruturado de tal modo que as idéias formam um todo coeso, uno, coerente. Todas as partes devem estar ligadas e manifestar um direcionamento único. Se os elemento da frase que possibilitam a transição de uma idéia para outra não estabelecem coesão entre as partes expostas, o fragmento não se consfigura um texto.
Unidade, coerência e coesão, são essenciais são essenciais para a existência de um texto. (vide ex. MEDEIROS, J.B. Português. Português Instrumental. p.39)
Tal trecho é um fragmento que não se constitui texto. Não é possível entender o que o autor quis dizer. Com o texto apresenta várias informações, várias direções: moral, política, social, religiosa, estética; acaba por não constituir um todo.
Elementos estruturais do texto:
São eles: o saber partilhado, a informação nova, as provas, a referência, o tema e a conclusão. 1. Saber partilhado: é a informação do conhecimento da comunidade; de modo geral aparece na introdução. Ex. p.40. Veja que o emissor negocia com o leitor, coloca-se num nível de entendimento, estabelece um acordo, para, em seguida, expor informações novas. 2. Informação nova: caracteriza-se como uma necessidade para a existência do texto. Sem ela, não há razão para o emissor escrever nada. Porém, a informação nova não exige originalidade total, absoluta.
Voltando ao exemplo anterior, admitem-se como informação nova, os pormenores que o autor do texto expõe: o pai era um homem de ação, que buscava difundir seu pensamento, era polêmico, foi exilado, era pessoa que atuava politicamente. Portanto, o saber partilhado mais a informação nova não são suficientes para a realização de um texto. É preciso acrescentar provas, fundamentos das informações expostas. 3. Provas: No exemplo citado, o próprio narrador constitui-se numa prova. Trata-se de alguém que conviveu com Júlio de Mesquita Filho. (ex. p.41)
Ao saber partilhado, à informação nova,