Bioquimica
Ácido Fólico
PORTO VELHO/2012
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD NUCLEO DE SAÚDE – NUSAU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA – DEF
Ácido Fólico
POR: MAISA MAIA SOARES (2°per.)
ELUZIANE VIANA ARAÚJO (6°per.)
PORTO VELHO/2012
INTRODUÇÃO
O ácido fólico ou ácido pteroil-glutâmico(formula molecular C19 H19 N7 O6) é uma vitamina que é conhecida também como vitamina B9 ou vitamina M, ela é hidrossolúvel, e pertence ao complexo B, é imprescindível para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
Estrutura
Ácido fólico
(2S)-2-[(4-{[(2-amino-4-hydroxypteridin-6-yl)methyl]amino}phenyl)formamido]pentanedioic acid | |
Metabolismo
A absorção do ácido fólico em concentrações fisiológicas no homem é feita principalmente no primeiro terço do intestino delgado, por processo ativo saturável dependente de pH e de sódio, apesar de ocorrer também em toda a extensão do mesmo. Porém, em altas concentrações, atravessa diretamente a parede dos enterócitos sem tais modificações (HERBERT, 1999; GUILLAND e LEQUEU, 1995; O’LEARY e SHEEHY, 2001).
O folato encontra-se no plasma distribuído em três frações: o folato livre, e os ligados aos transportadores de baixa e de alta afinidade que são responsáveis pelo transporte do folato para as células da medula, reticulócitos, fígado, fluido cerebroespinhal e células tubulares renais. Supõe-se que este transporte seja ativo e mediado por um carreador, uma vez que ocorre contra um gradiente de concentração (HERBERT, 1999).
O armazenamento do ácido fólico processa-se principalmente no fígado, num teor de cerca de 50%. A