dffddfdfgfd

741 palavras 3 páginas
O DESENVOLVIMENTO DOS ESTADOS UNIDOS - A EXPANSÃO TERRITORIAL (MARCHA PARA O OESTE)
As autoridades governamentais dos Estados Unidos passaram a incentivar a expansão territorial em direção ao oeste, motivados pelos seguintes fatores: a escassez de terras na faixa atlântica; as facilidades oferecidas pelo governo para aquisição de terras pelos pioneiros; a procura de matérias primas pelas regiões em fase de industrialização e a conquista de áreas de pastagens para os rebanhos.
Esse desejo expansionista foi justificado pela doutrinas:
“Destino Manifesto” (pensamento que expressava a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para pacificar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina), deu origem a conflitos sangrentos com os índios que habitavam a região, ocasionando o extermínio de quase um milhão de indivíduos.
Doutrina Monroe, baseada em três princípios básicos: a impossibilidade de criação de novas colônias ao longo do continente, intolerância à interferência de nações europeias em questões internas e a não participação norte-americana em conflitos envolvendo países europeus. Seu lema era: a América para os americanos
.
A EXPANSÃO TERRITORIAL
Além da ocupação de terras indígenas, os Estados Unidos anexaram diversos territórios por meio de três recursos: guerra, compra e cessão diplomática. Por meio da compra foram anexados a Lousiania (1803), que pertencia à França; a Flórida (1819), que era da Espanha; o Alasca (1867), que pertencia à Rússia. Pela diplomacia, foi incorporado o Oregon (1846), cedido pela Inglaterra. Mas foi sobretudo depois da guerra contra o México (1846-1848), que o território dos EUA se expandiu com a anexação do território onde se instalaram os estados da Califórnia, Nevada, Arizona, Utah, Colorado e Novo México.
ATIVIDADE: ANÁLISE DE DOCUMENTO
Em 1854, o cacique Seattle enviou uma resposta ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, diante da

Relacionados