dfdfd
FICHAMENTO: A INTERNET COMO ESPAÇO LITERÁRIO
A explosão desse fenômeno acabou por fazer do blogum espaço no qual os autores também podem expor seus textos, fazendo com que seus leitores tenham o primeiro contato com a escrita de cada um deles. Contudo, é, também, um espaço utilizado por toda e qualquer pessoa que deseje manter um “diário virtual”, comoforma de manter as pessoas informadas sobre as mais recentes notícias sobre sua vida, seja ela do meio literário ou não. Na verdade, o que observamos, no momento atual, é uma exposição deliberada do sujeito, do indivíduo. Indivíduo esse que acaba por perder, de certa forma, sua individualidade, emfunção de uma fabricação desordenada de personas.
Uma outra questão que surge com o advento da interneté que ela passa a ser uma ferramenta que permite o maior contato do autor com seu leitor, bem como a divulgação de sua obra de forma mais abrangente. Os autores passam a ter, acima de qualquer coisa, uma relação mais direta com seu público leitor. Dessa maneira, a forma de fazer literatura se modifica, pois o autor acaba, fatalmente, sofrendo uma maior influência pela opiniãodo leitor, fazendo, por fim, concessões em sua escrita. Inaugura-se, pois, uma nova fase do fazer literário.
A escrita do blog, por apresentar o relato de um ponto devista particular, se aproxima muito da escrita do diário – gênero íntimo, mas que sedirige a um outro. É importante destacarmos que embora o diário se configure como uma escrita íntima, também se destina a um outro, a um interlocutor, ainda que esse outro seja ficcional. Ele não pressupõe, necessariamente, uma leitura, mas um destinatário. O blogfunciona como um diário íntimo, construído cronologicamente e com uma atualização constante. Funciona, muitas vezes, como umespaço que possibilitao exercício literário.
Contudo, possui uma escrita mais fragmentada que a do diário. É uma escrita mais próxima do acontecimento e com um