Dez Princípios de Economia
COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES:
1. AS PESSOAS ENFRENTAM TRADOFFS: “Nada é de graça”. Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abrir mão de outra coisa de que gostamos. A tomada de decisão exige escolher um objeto em detrimento de outro. Um tradoff que a sociedade enfrenta é entre eficiência e equidade. Eficiência significa que a sociedade está obtendo o máximo que pode de seus recursos escassos. Equidade significa que os benefícios advindos desses recursos estão sendo distribuídos com justiça entre os membros da sociedade. Em outras palavras, a eficiência se refere ao tamanho do bolo econômico e equidade, à maneira como o bolo é dividido.
2. O CUSTO DE ALGUMA COISA É AQUILO DE QUE VOCÊ DESISTE PARA OBTÊ-LA: O custo de oportunidade de um item é aquilo de que você abre mão para obter. Ao tomarem qualquer decisão, como a de frequentar a faculdade, por exemplo, os tomadores de decisões precisam estar cientes dos custos de oportunidade que acompanham cada ação possível.
3. AS PESSOAS RACIONAIS PENSAM NA MARGEM: Você já tem uma certa instrução e provavelmente está querendo decidir se deve passar mais um ano ou dois na faculdade. Para tomar essa decisão, você precisa saber quais os benefícios adicionais que um ano a mais na escola vai oferecer (salários mais altos por toda a vida e o incomparável prazer de aprender) e quais os custos adicionais em que você incorreria (custo de instrução e os salários que você deixará de receber enquanto estiver estudando). Comparando esses benefícios marginais com os custos marginais, você pode avaliar se um ano a mais na faculdade vale apena. Assim, um tomador de decisões racionais executa uma ação se e somente se o benefício marginal da ação ultrapassar o custo marginal.
4. AS PESSOAS REAGEM A INCENTIVOS: As pessoas tomam decisões por meio de comparação de custos e benefícios, seu comportamento pode mudar quando os custos ou benefícios mudam. Termos como: descontos,