Deus
Bom,
1º=Portugal nessa época já era um país, diferente de outros que ainda estavam em processo de formação.
2º=Paz interna, no momento, Portugal não passava por nenhuma guerra, então podiam investir e se preocupar com outras áreas.
3º=Tradição pesqueira que o país tinha, conhecia-se muito bem o mar(técnicas de navegação), por ser um país com litoral, e essas técnicas, eram aprimoradas na escola de Sagres(centro náutico), onde a elite aprendia mais sobre a nevegação e foi fundada por D. Henrique.
4º=A posição geográfica, influenciou muito, pois Portugal tem grande parte voltada para o litoral e sem países "aglomerados" perto dessa saída. A Espanha, por outro lado não tem uma grande saída para o mar e o Marrocos está bem próximo.
Mas a Espanha e Portugal foram os primeiros países a realizarem grandes expedições, a Inglaterra sempre foi a grande rainha dos mares, mas estava passando por momento de guerras e conflitos, o que pode tê-la atrasado nas grandes navegações.
Essas expedições demoraram um pouco para acontecer, pois na época se pensava que o mundo era quadrado, e que pudesse "cair" quando se chegasse ao fim. E além disso, temia-se muito os "monstros" marítimos que eram contados em lendas.
Mas com o tempo alguns perceberam que o mundo poderia ser redondo, por causa da profundidade do mar, e Cristóvão Colombo, que acreditava muito nessas teorias foi o primeiro a querer da a volta ao mundo, isso indo em busca das especiarias, para ele seria muito mais fácil chegar as índias pelo outro lado, e não contornando a África como era feito. Por isso organizou uma expediçãopara dar a volta ao mundo.
Ele chegou nas Américas pensando ser a Índia, por isso os índios receberam esse nome e perpetua até hoje. E ele morreu pensando ser a Índia, foi Américo Vespúcio que descobriu que se tratava de outro local, por isso o Continente recebeu o nome de América, em sua