deus
04/12/2012
O papel da mulher no mercado de trabalho
Cada vez mais as mulheres vêm conquistando um maior espaço no mercado de trabalho e participando ativamente dos segmentos profissionais.
O processo de reestruturação administrativa e produtiva permitiu o aumento expressivo das mulheres em diversos campos de atuação. Alguns estudos apontam uma significativa melhora nas diferenças salariais entre homens e mulheres, mas alguns passos devem ser galgados com relação à adequação e equiparação de salários e cargos.
A participação das mulheres tem se estendido em importantes esferas na nossa sociedade como política e econômica, visto que hoje contamos com uma mulher como Presidente da República Dilma Rousseff à frente de um dos maiores cargos de administração do nosso país.
A consolidação e atuação em áreas que antigamente eram de domínio masculino como: Engenharia, Medicina, Arquitetura, Ciência da Computação entre outras é um importante fator que só vem a somar para a inserção da mulher na contemporaneidade.
Não podemos deixar de salientar que a mulher ainda é apontada como a principal responsável pelos cuidados com os filhos e afazeres domésticos, porém mesmo com a jornada dupla as mulheres vêm participando mais ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, e isso reflete na mudança e compreensão do homem sobre a postura frente ao papel da mulher no âmbito profissional e familiar.
Enfrentando diversas discriminações e adaptações em relação aos “afazeres puramente femininos”, como cuidar de casa e da família, a mulher conseguiu superar suas dificuldades e ainda administrar seu tempo a favor de suas atividades, para que as questões familiares não entrem em conflito com questões profissionais e sociais. A mulher ainda é alvo de grande discriminação por aqueles que ainda acreditam que “lugar de mulher é no fogão” e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda