deus
“Com minha obra, exprimo a consciência revoltada do planeta”
A obra de Frans Krajcberg reflete a paisagem brasileira, em particular a floresta amazônica, e a sua constante preocupação com a preservação do meio-ambiente.
O artista, ao longo de sua carreira, mantém-se fiel a uma concepção de arte relacionada diretamente à pesquisa e utilização de elementos da natureza.
Frans Krajcberg – Foto artista
Atualmente Frans Krajcberg dedica-se mais à fotografia, mas durante sua carreira preocupou-se em denunciar as queimadas e o desmatamento no território brasileiro, especialmente no Paraná e na Amazônia. Também denunciou a exploração de minérios em Minas Gerais, além de defender as tartarugas marinhas que buscam o litoral do município de Nova Viçosa (onde o artista reside) em seu período de desova e as baleias jubarte que visitam o mesmo local anualmente.
O trabalho desenvolvido por Frans Krajcberg, além de ser um olhar bastante poético, especialmente sobre a natureza, propõe uma reflexão sobre as principais questões ecológicas.
Frans Krajcberg - Biografia
Frans Krajcberg nasceu em 12 de abril de 1921 em Kozienice, cidade do sudeste da Polônia. Vivia em Czestochowa, cidade ao sul de sua terra natal, quando começou a
Segunda Guerra Mundial. Por ser judeu, sofreu preconceitos e perseguições realizadas pelos nazistas. É o terceiro de cinco filhos: dois irmãos e duas irmãs. Sua família foi morta no Holocausto. Sobre sua infância, afirmou em uma entrevista em Curitiba em 11 de outubro de 2003:
“Em criança, costumava isolar-me na floresta. Aquele era o único lugar em que podia questionar-me. Quando criança, sofri demais com o racismo cruel provocado pela religião. Aos 13, comecei a politizar-me e a ter vontade de pintar. Não tínhamos dinheiro para comprar papel, e isso me marcou bastante.”
Com o início da guerra, conseguiu refúgio na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, onde começou a estudar engenharia e artes na Universidade de