Deus pode Deus quer
“40 Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!42No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo.43Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu”
Santo Agostinho dizia que a vida de um homem é mudada ou por um grande amor ou por uma grande dor. As pessoas pegaram essas palavras dele, e deram outra forma: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor.” O que isso significa? Significa que Deus usa as circunstâncias da nossa vida para nos aproximar dEle. Alguns só ficam perto de Deus quando tudo está bem, outros, todavia, só se aproximam de Deus, quando as coisas estão ruins. Sei que a maioria das pessoas procuram mais a Deus em situações de aperto, de dor e de dificuldades. Mesmo assim, Deus usa circunstâncias para operar milagres. Se existe algo que o Senhor gosta de fazer, é milagres. Ele fez isso durante todo o seu ministério. Na maioria das vezes, ele até provocou milagres. Vejamos o que podemos aprender com esse texto:
1º)Jesus pode e Jesus quer FAZER O MILAGRE, por isso,
ELE SE COLOCA NO CAMINHO DAS PESSOAS (V.40)“Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos:
1. O texto diz que Jesus sempre arranjava um jeito de se colocar no caminho das pessoas.
Diz também que foi o leproso quem se aproximou de Jesus.
Mas em (Mateus 8:1-2) diz que Jesus é quem desceu do monte pra encontrar-se com o leproso.“1Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram.2E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.”
2. Naquele tempo, leprosos não podiam chegar muito perto das pessoas. A lei mandava que os apedrejassem. Mas Jesus permitiu que o homem se aproximasse dele, quebrando um dos paradigmas da época.
3. Uma das coisas mais importantes na vida e no mistério de Jesus, é