Considerações Finais - Consultório Odontológico
Os serviços para atendimento em Consultórios Odontológicos têm como objetivo prover mecanismos ágeis de assistência à odontologia. Estes serviços, em geral, possuem algum tipo de sistema computacional para suporte à execução das suas atividades e ao registro dos atendimentos efetuados. Este artigo apresenta uma abordagem que utiliza a modelagem detalhada de processos na identificação e análise de problemas existentes no sistema de informação e em seu uso em uma Central de Atendimento Odontológico de uma grande metrópole. Os resultados obtidos com a execução da abordagem mostram sua aplicabilidade e encorajam a sua experimentação em outros domínios.
Levantamentos e pesquisas diversas apontam que muitas das extrações dentárias poderiam ser evitadas se houvesse algum atendimento odontológico de qualidade nos primeiros dias após a queixa ser registrada. O tempo de atendimento a um paciente é um fator crítico para se evitarem situações traumáticas. Por esta razão, justifica-se a busca por mecanismos que acelerem o processo de atendimento.
No Brasil, estes serviços para o atendimento a eventos de urgência e emergência foram instituídos.
Alguns destes serviços existem há décadas, com destaque para aqueles adotados na França (Service d'Aide Medicale d'Urgence) e nos Estados Unidos (Emergency Medical Services Systems Act), mais recentemente, quando o Ministério da Saúde decidiu implantar um componente pré-hospitalar móvel em municípios e regiões de todo o país [Ministério da Saúde 2006].
Este trabalho é fruto de um projeto que tem como objetivo propiciar melhorias aos atendimentos oferecidos por um serviço de atendimento pré-odontológico de uma metrópole nacional, através do desenvolvimento e implantação de soluções baseadas em tecnologias de informação.
A abrangência deste projeto vai desde o tratamento das solicitações telefônicas, a fim de melhorar a produtividade operacional do sistema, passando pelo estudo da cognição humana nos