Deteção e correção de erros
- Diafonia entre dois canais de voz;
- Indução devido à proximidade da linha de dados a fios de alta tensão;
- Ruídos industriais;
- Ruídos eletromagnéticos;
- Falha na sincronização do receptor em relação ao transmissor;
- Defeito nos componentes eletrônicos que implementam o transmissor/receptor entre muitos outros.
Qualquer equipamento de transmissão de dados deve ser capaz de detectar erros e, eventualmente, até corrigi-los.
Existem diversos métodos, na maioria muito simples, para que seja possível a detecção e correção de erros numa comunicação de dados observando que, quanto mais eficiente for o método, melhor.
Uma forma de erro sera vista a seguir:
Paridade Combinada
A paridade vertical, denominada VRC (Vertical Redundancy Checking), consiste em acrescentar um bit de paridade para cada caractere transmitido, sendo o VRC executado inclusive sobre o LRC.
A paridade longitudinal (ou paridade horizontal), denominada LRC (Longitudinal Redundancy
Checking), consiste em acrescentar um bit de paridade para cada nível (posição) de bit dentro do byte de um bloco, isto é, utiliza-se esta técnica de verificação de todos os bits do bloco de mensagem, ou seja, tanto a estação transmissora como a receptora geram contadores de bits ligados(1) para cada bloco de mensagem.
Portanto o LRC é o byte resultante da verificação dos bits de paridade do bloco de mensagem na posição horizontal. O caracter LRC é acumulado nos terminais emissores e receptores na transmissão de um bloco; esta acumulação é denominada BCC (Block Character Check) e é transmitida imediatamente após os caracteres de controle às linhas ETB, ETX OU ITB. Quando a mensagem chegar a seu destino, o equipamento receptor calcula um novo BCC a partir dos bits recebidos e compara-o com o BCC recebido ao final da mensagem (que foi calculado pelo equipamento transmissor). Ocorrendo a igualdade entre esse