Determinação de solidez da cor
Equipamento utilizado: Fixotest Thermotest
O Fixotest também é usado para determinação da solidez à termofixação a passagem à ferro e resistência de corantes ao calor seco por contato, além da determinação do ponto de fusão de fibras têxteis.
Materiais utilizados: Escala cinza para alteração de cor, transferência de cor e tecidos testemunha, conforme normas.
Tecidos testemunha são materiais têxteis de estrutura plana. Estes tecidos são normalizados e confeccionados estritamente de acordo com as normas ISO, para serem utilizados em uma grande variedade de ensaios.
O objetivo do ensaio é verificar a solidez da cor do substrato têxtil, tinto ou estampado à sublimação.
A solidez da cor é avaliada separadamente com respeito à alteração da cor do corpo de prova em teste e a transferência de cor para o tecido testemunha. Os corpos de prova e os tecidos testemunha devem ser esfriados após a secagem e deverão recuperar sua umidade normal antes da avaliação, exceto se houver especificação ao contrário.
Procedimentos para o teste:
1- Preparar o corpo de prova (amostra tinta ) medindo 11X5 cm e dois pedaços de tecido testemunha com as mesmas dimensões.
2- Preparar o equipamento de laboratório para o teste de sublimação, que dependendo do fabricante, pode ter capacidade para três ou cinco amostras.
3- Definir a temperatura do equipamento para cada par de placa, pois costuma-se utilizar a mesma temperatura quando se tem amostras diferentes ou temperaturas diferentes para amostras iguais. Nesse caso utilizam-se normalmente temperaturas entre 150°C e 210°C.
4- Colocar os corpos de provas entre os pares de placas e fechar o equipamento.
5- Manter as amostras no equipamento por 30 segundos.
6- Após termino do tempo, retirar e esfriar as amostras ao ar.
7- Utilizando as escalas