Determinação de contaminantes em óleos lubrificantes
Guilherme Gonzalez Joana Polycarpo Marcel Ribeiro Marcelo Vidal
Introdução
Os óleos lubrificantes Aditivados Usados Impacto Ambiental
Objetivo
Análise quantitativas dos metais (Fe, Zn, Pb, Ni e Cu) e enxofre presentes em óleos lubrificantes usados; Relação do teor destes metais em esgotos contaminados com estes lubrificantes.
Caracterização da amostra
Compostos orgânicos Metais Enxofre
O Método
Absorção Atômica Este método tem uma fonte específica, que no caso do artigo foi a utilizada foi LCO, que emitirá a radiação específica com o comprimento de onda de trabalho. A amostra digerida é atomizada (chama) e posta em contato com a radiação e como a fonte é específica somente o metal analisado irá absorver no λ escolhido. A diferença potencial entre o emitido pela fonte e o detectado no detetor será considerado como absorvido pela amostra. Salvo das possíveis interferências.
Método
Fluorescência Molecular O método consiste na absorção de fótons e esta absorção irá fazer com que a molécula fique em um estado excitado a liberação dessa energia, via emissão de radiação eletromagnética, pode ser feita de diversas formas e não necessariamente os elétrons voltam para o estado vibracional inicial fazendo com que se forme um espectro de bandas (conjunto de espectros de linhas muito próxima).
Parte experimental
Objetivando calibrar o aparelho foi feita uma curva analítica para obter os resultados das amostras. A determinação da concentração de enxofre em óleo mineral foi feita usando soluções Padrão (sem diluição): 0,05%; 0,12%; 0,5%; 1,2%,obtidas da Instru-Med. O que minimizou possíveis interferências do meio da amostra com o meio do padrão. Para a análise dos metais foram utilizados soluções estoques de 1000mg/L em meio ácido, todas obtidas da Fluka Chemika. A curva de calibração foi obtida através da diluição da solução em estoque em 5 concentrações diferentes.
Parte experimental
Obtenção da