DETERMINAÇÃO CONCENTRAÇÃO DE ÍONS H+ COM INDICADORES
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química
DETERMINAÇÃO CONCENTRAÇÃO DE ÍONS H+ COM INDICADORES
Curso: Engenharia de Produção de Software
, novembro de 2013 Introdução
Uma importante característica das soluções é sua concentração de íons H+. Em soluções essa concentração varia de 1M a 1014M, como é complicado mexer com expoentes tão extremos se utiliza logaritmo: pH = - log[H+], considera-se pH= 7 neutro (pH da água), ph7 básico.
É possível medir o ph de duas formas: com indicadores ou um potenciômetro (pHmetro).
Um indicador de pH é um composto químico que é adicionando em pequenas quantidades a uma solução e que permite saber se essa solução e acida ou alcalina. Estes corantes são dotados de propriedades halo crômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
A primeira teoria sobre os indicadores, dita teoria iônica dos indicadores, é creditada a W. Ostwald (1894), tendo como base a teoria da dissociação eletrolítica iônica dos indicadores. Segundo esta, os indicadores são bases ou ácidos fracos cuja cor das moléculas não dissociadas difere da cor dos respectivos íons. O comportamento destas moléculas pode ser resumido como: Indicadores Ácidos: possuem hidrogênio (s) ionizável (eis) na estrutura, quando o meio está ácido (pH7), os hidrogênios do indicador são fortemente atraídos pelos grupos OH- (hidroxila) para formarem água, e neste processo são liberados os ânions do indicador (que possuem coloração diferente da coloração da molécula). Indicadores Básicos: possuem o grupo ionizável OH- (hidroxila), portanto, em meio alcalino (pH>7) as moléculas do indicador "são mantidas" não-ionizadas, e em meio ácido