Determinar A Iluminacao No Ambiente Marcela Janjacomo Spigariol
837 palavras
4 páginas
Linguagem e Composição AmbientalAssunto: Determinar a Iluminação do Ambiente
Aluno: Marcela Janjacomo Spigariol – TDI 46
SÃO PAULO - SP
MARÇO/2015
Planta Exercício
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho refere-se ao exercício 1 do capítulo 4 da disciplina Linguagem e Composição Ambiental. O objetivo é escolher para a distribuição de iluminação do Hall, Sala Estar e Sala de Jantar (numa área total de 30.92 m2) a iluminação necessária (de aproximadamente 310 watts) que deverá ser distribuída de forma estética e funcional pelos ambientes, indicando o tipo de lâmpada, temperatura de cor e efeito proporcionado.
A luz de um ambiente representa diretamente o entendimento e sensação que se deseja para determinado lugar, direcionando o comportamento das pessoas ao oferecer sensações boas ou de desconforto. Nesse sentido, a escolha certa do tipo de iluminação do ambiente é fator essencial para o bem-estar das pessoas que ali estarão.
SALA DE ESTAR – Entrada/Circulação:
Visto que esse ambiente não necessita de uma iluminação tão intensa, foi feita uma sanca invertida em gesso com iluminação indireta, voltada para o teto em direção à parede (1).
Na sanca descolada 10 cm da parede foram utilizadas duas lâmpadas fluorescentes T5 de 32W (1.1) de 2700 k e uma lâmpada de 16w (1.2) de 2700 k, que são eficientes na iluminação e duráveis. Usados como uma espécie de “balizadores”, os dois “rasgos” criados no gesso encontram-se a 45 cm do piso.
Os recursos luminotécnicos funcionam em circuitos independes aos demais do ambiente, o que permite acioná-los um por vez, dando maior comodidade aos moradores e criando cenários diferenciados de iluminação.
Segue exemplo em foto abaixo: (1.0)
(1.1) (1.2)
SALA DE ESTAR (Tv):
Esse ambiente deve ser muito bem explorado porque geralmente é um local que atende a diversas situações de uso como, por exemplo, reunir a família e os amigos, assistir televisão e ler. Nesse caso optei pela seguinte