Determina O De C Lcio Na Gua
1. Objetivos
O objetivo desse experimento é determinar o teor de cálcio numa amostra de água (potável ou não), expresso em termos de CaCo3.
1. Introdução
A composição química da água e, portanto a sua dureza, depende em grande parte do solo da qual procede. Desta forma, águas brandas são encontradas em solos basálticos, areníferos e graníticos, enquanto que águas que procedem de solos calcários apresentam frequentemente durezas elevadas. (Baccan, 2001)
Segundo (Harris, 1948), Dureza é a concentração total de íons alcalinos terrosos (grupo 2) presentes na água. As concentrações de Ca2+ e Mg2+ normalmente são muito maiores do que as concentrações dos outros íons alcalinos-terrosos, uma vez que a dureza pode ser igualada a [Ca2+] + [Mg2+].
A dureza normalmente é expressa como o número de miligramas de CaCO3 por litro, ou seja, uma água cuja dureza é menor 0 mg de CaCO3 por litro é considerada “mole”. Se a dureza for acima de 20 mg/L, a água é considerada “dura”. (Harris, 1948)
A soma das durezas individuais atribuídas à presença de íons cálcio e magnésio, denomina-se dureza total. Outros cátions que se encontram associados a estes dois, por exemplo: ferro, alumínio, cobre e zinco, geralmente são mascarados ou precipitados antes de sua determinação. (Baccan, 2001)
Portanto devido aos motivos expostos pode-se deduzir facilmente a necessidade do controle prévio da dureza da água, a fim de adotar as medidas de correções necessárias, conforme o uso a que se destina. (Baccan, 2001)
De acordo com (Harris, 1948), o nome EDTA é uma abreviatura prática para o ácido etilenodiaminotetracético, um composto muito usado em análise química quantitativa, que forma complexos estáveis com a maioria dos íons metálicos e sua proporção é de 1:1, ou seja, (metal: EDTA).
O EDTA é um agente complexante, capaz de se ligar fortemente a íons metálicos, com grande utilidade nos processos industriais e em vários produtos