Destruição das florestas e a desertificação do continente africano
DEBORAH EVELYN
GEOGRAFIA
REGIANI HOFFMANN
DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS E A DESERTIFICAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO
IGUATEMI
2011
SUMÁRIO
INTRODUCÃO...................................................................3
1 DESENVOLVIMENTO(Destruição das florestas e a desertificação do continente africano)..................4 1.1 DESMATAMENTO ........................................4
2 DESENVOLVIMENTO ................................................5 2.1 DESERTIFICAÇÃO DO CONTINENTE...5
CONCLUSÃO.....................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................7
INTRODUÇÃO
Caro leitor,
Este trabalho tem como objetivo mostrar o que esta acontecendo com a vegetação do continente africano.Mostrar os graves problemas que estão ocorrendo e as suas consequencias.
3
1 DESENVOLVIMENTO
DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS E A DESERTIFICAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO
DESMATAMENTO
A África é uma das regiões do globo terrestre mais atingida pelo desmatamento, devido principalmente ao corte de madeira para exploração, comércio que movimenta bilhões de dólares a cada ano. O continente africano foi responsável por 55% da perda total de florestas no mundo.
As florestas da África estão desaparecendo a um ritmo quatro vezes maior do que a média mundial.
4
2 DESENVOLVIMENTO
DESERTIFICAÇÃO DO CONTINENTE
O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido, ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação, deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.
Para coibir o avanço ou para modificar a situação de um problema tão grave que é a desertificação, são necessários, sobretudo, recursos financeiros,