Destruiçao da camada de ozono
O “buraco do ozono”
Professora Graça Vieira
10ºCT4
Joana Silva nº16
Data de realização do trabalho: 18-Fev-2014
Data de entrega do trabalho: 21-Fev-2014
Introdução
Índice
A importância da atmosfera
A atmosfera desempenha funções essenciais para a existência de vida na Terra: protege, em grande parte, a superfície terrestre da queda de meteoritos e das radiações solares ultravioletas; regulariza as temperaturas, através do efeito de estufa; contém o oxigénio essencial à respiração.
A atmosfera tem aproximadamente 1000 km de espessura e divide-se em quatro camadas, visto que a temperatura não varia uniformemente à medida que se sobe na mesma.
Troposfera: camada em contacto com a superfície terrestre. É onde ocorrem os fenómenos meteorológicos responsáveis pela formação de nuvens e pela queda de precipitação. A temperatura diminui segundo um valor médio de 5,5ºC por cada 1000 metros de altitude- gradiente térmico vertical1. É a camada mais densa da atmosfera terreste, devido à atração gravítica exercida na mesma.
Estratosfera: segunda camada da atmosfera, que se situa entre os 12 Km e os 50 Km de altitude. É a camada onde se encontra a Camada de Ozono. A temperatura mantém-se constante até aos 25 Km e aumenta desde -60ºC até cerca de 0ºC, até à Estratopausa. Carateriza-se pelo tráfico aéreo.
Mesosfera: camada que se estende dos 50 Km até aos 80 Km e que termina na Mesopausa. Trata-se da camada mais fria da atmosfera; aqui a temperatura diminui rapidamente com a altitude, chegando aos -100ºC a 80 Km de altitude, pois a absorção da radiação solar é escassa.
Termosfera: última camada da atmosfera, onde são destruídos muitos meteoros que posteriormente dão origem às estrelas cadentes. É nesta camada que se atinge as temperaturas mais elevadas, podendo