DESTILAção
A Destilação é denominada uma das muitas operações de separação onde pode ser utilizada tanto para nível laboratorial ou industrial, tem por objetivo purificar as correntes do processo (Matérias Primas ou Produtos).
Para a separação por destilação ser possível os distintos componentes da mistura a separar devem ter volatilidades diferentes ou seja, pontos de ebulição distintos. Tais diferenças estão fundamentalmente relacionadas com diferenças nas forças intermoleculares de cada componente, condicionadas as relativas estruturas moleculares, o que acarreta a pressões de vapor diferentes para os diversos componentes da mistura. A destilação pode ser usada em vários seguimentos, desde a destilação de óleos essenciais e bebidas.
Designa-se que a pressão de vapor de um líquido a uma dada temperatura é a pressão no estado de equilíbrio, exercida pelas moléculas que passam através da superfície livre. Descreve-se que um líquido entra em ebulição quando a sua pressão de vapor coincide a pressão ambiente. Os líquidos com pressões de vapor elevadas entram em ebulição a temperaturas mais baixas (para uma dada pressão total), então define-se, por isso, que são mais voláteis.
Existem várias seguimentos que são aplicados os processos de destilação a nível industrial, porém a aplicação mais conhecida é na Indústria Petroquímica, na separação do petróleo (crude) em fracções de hidrocarbonetos com diferentes gamas de peso molecular. Entretanto, existem vários outros processos industriais que utilizam a Destilação, como seja na produção de polímeros, nas indústrias alimentares e farmacêutica, na reciclagem de óleos e, também, na indústria dos biocombustíveis, por exemplo na purificação do bioetanol, e até na dessalinização da água.
DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE DESTILAÇÃO:
DESTILAÇÃO SIMPLES
Neste processo admite que a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de