Destilação
Na destilação do álcool hidratado, o solvente funciona como uma terceira substância dentro da coluna destiladora (as outras duas substâncias são o álcool anidro e a água). Esse solvente mistura-se melhor com a água e juntos escoam para o fundo da coluna porque a mistura dos dois é menos volátil do que o álcool. Enquanto isso o álcool, mais volátil, vai para o topo da coluna. A destilação extrativa gasta menos energia que a destilação azeotrópica para produzir o mesmo volume de álcool anidro, pois todo o vapor gerado durante o processo de destilação extrativa se transforma em álcool anidro. O vapor que uma usina precisa para produzir 35 milhões de litros de álcool anidrido por destilação azeotrópica em uma safra é suficiente para produzir, no mesmo período, até 75 milhões de litros por destilação extrativa. Outra vantagem é a facilidade de conservação do monoetilenoglicol ao longo do processo, o ciclohexano é muito volátil e evapora com facilidade. A taxa de perda de monoetilenoglicol é de 0,2litro por metro cúbico (1.000 litros) de álcool e a taxa do ciclohexano é de cinco a seis vezes maior. A destilação azeotrópica é vantajosa em termos de investimento, pois o custo dos equipamentos é baixo e é negativa pelo faro de consumir muito vapor, ou seja, muita energia.
TIPOS DE ÁLCOOL
Álcool, s.m. – Denominação genérica dos componentes orgânicos resultados da substituição de um ou mais átomos de hidrogênio dos hidrocarbonetos por um ou mais oxidrílos, líquidos obtidos pela destilação de substâncias açucaradas, fermentadas, Bebida alcóolica.
Produto resultante da fermentação etnólica do caldo da cana e melaço submetido a posterior destilação
Tipos de álcool:
Álcool Extra Neutro: Usado na elaboração de bebidas em geral, cosméticos e produtos farmacêuticos. É mais puro álcool e não interfere em aromas/sabores
Álcool Hidratado Carburante ‘: É o álcool combustível a 96 GL ( 96% partes de álcool puro mais 4% água