Destilação simples
1. Objetivo
Realizar uma extração líquido-líquido em clorofórmio, com a utilização de água e bicarbonato de sódio, visando a remoção de suas impurezas polares.
Destilar o clorofórmio utilizado na extração anterior, visando sua purificação através do processo de destilação simples.
2. Material Utilizado
2.1. Vidraria e Recursos Auxiliares
* Funil de separação de 250 mL; * Erlenmeyers de 120 mL; * Provetas de 100 e 50 mL; * Suportes Universais; * Anéis de ferro; * Garras e mufas * Balão de destilação de 125 mL; * Condensador reto; * Mangueiras; * Termômetro; * Tela de amianto; * Alonga; * Rolhas furadas; * Tripé; * Proveta de 50 mL; * Bico de gás e fósforos; * Funil de haste longa; * Espátula.
2.2. Reagentes
* * Clorofórmio; * NaHCO3 (aq) 5%; * Água destilada; * Cloreto de cálcio.
3. Introdução [2] [3]
A extração líquido-líquido é uma técnica usada quando se deseja remover de uma mistura de líquidos, um ou mais componentes, denominados solutos, através do contato direto com um liquido chamado de solvente, que é imiscível com a mistura original e remove parcialmente os componentes desejados desta mistura. A extração é um método de separação que requer a introdução desta substância (o solvente) na separação dos componentes da mistura.
Duas misturas líquidas miscíveis são efluentes do processo, uma rica em solvente e contendo parte do soluto, denominada de extrato e a outra contendo o restante da carga e parte do solvente, denominada de refinado. O processo de extração com solventes é um método simples empregado na separação de substâncias componentes de uma mistura líquida homogênea, e também para separação de impurezas ou contaminações indesejáveis.
Já a destilação, é o processo de vaporizar o líquido para depois condensá-lo e recolhê-lo em um outro recipiente.