Desslinização
612 palavras
3 páginas
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIAENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DESSALINIZAÇÃO
BELÉM
2014
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DESSALINIZAÇÃO
Trabalho de explicação de processo de dessalinização apresentado a professora Luana como requisito de avaliação de desempenho.
BELÉM
2014
INTRODUÇÃO.
Considera-se água potável quando não possui substâncias tóxicas sem risco de adquirir doenças através de contaminação.
A água potável é distribuída em partes desiguais e que apesar de ser um recurso renovável suas reservas são limitadas tornando o recurso finito.
No planeta 75% de sua superfície é coberta por água, a maior parte em rios e mares e é água salgada impropria para o consumo humano, a água doce não ultrapassa a margem de 3%. Somente um terço de água doce localizada nos rios, lagos e lençóis freáticos é acessível, o restante está concentrado em geleiras calotas polares e lenções freáticos profundos. Fonte: (Ronaldo Decicino).
DESENVOLVIMENTO.
DESSALINIZAÇÃO.
Atualmente mais de 100 nações, grande parte localizada no Oriente Médio e no norte da África realizam o processo de dessalinização.
A primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe. O equipamento pioneiro simplesmente evaporava a mistura em enormes colunas de destilação para tornar a água potável. A partir da década de 40, porém, surgiram métodos mais refinados, possibilitando a instalação de miniusinas em navios que permanecem muito tempo em alto-mar. Entre as novas técnicas, a mais bem-sucedida é a chamada osmose reversa, que separa o líquido por meio de um plástico poroso que barra os sais. Fonte(Rodrigo Ratier).
Os processos em sua maioria, somente um terço vira água potável e o restante vira salmoura. Conforme o geólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP), despejar esse resíduo pode ser prejudicial a vida a vida aquática do local despejado.