Dessalinização do Petroleo
O petróleo bruto é normalmente molhado quando ele é extraído, pois muitas vezes contém uma emulsão de água salobra. A água pode ter uma variedade de sais presentes, incluindo cálcio, magnésio e os cloretos de sódio. Se estes sais não são removidos antes da destilação fracionada do petróleo bruto, muitos componentes, tais como permutadores de calor e catalisadores, acabam sendo danificados. Outro interesse pode ser que as unidades de processo a jusante operem a temperaturas muito elevadas, o que induziria à hidrólise da água.
Um dessalinizador opera, primeiramente, demulsificando o petróleo bruto e, em seguida, dessalinizando-o. O primeiro passo no processo usa um tanque úmido, onde a emulsão é deixada para assentar. As partículas limpas de água podem cair para o fundo do tanque, neste momento, porque o óleo é mais leve do que a água. O processo pode então ser auxiliado pela utilização de eletrodos ou outras técnicas a fim de separar a água emulsionada no óleo. O calor, produtos químicos, ou água adicional pode também são elementos utilizados para ajudar a quebrar a emulsão.
A segunda etapa do processo pode reduzir o teor de sal abaixo de 10 libras (cerca de 4,54 kg) por lote de mil barris (PTB). Outra forma que o teor de sal pode ser medido é conhecida como sedimento básico e água (BS e W), e muitas vezes os dessalinizadores atingem 0,1% BS