Desnutricao
Geralmente as queimaduras são decorrentes de contato com o fogo. No entanto, as provocadas pela eletricidade costumam ser as que provocam consequências mais graves.
Como esse problema pode comprometer a pele em menor ou maior grau, costuma-se classificar as queimaduras de acordo com seu grau de comprometimento. Abaixo, suas características:
- Primeiro grau: ocorrem somente vermelhidão e ardor na pele, uma vez que a epiderme é a única região acometida;
Queimadura de primeiro grau
- Segundo grau: formam-se bolhas, há muita dor e, também, perda de líquido na área queimada já que, além da epiderme, a derme também é atingida;
Queimadura de segundo grau.
- Terceiro grau: afeta toda a epiderme, derme e a camada mais profunda da pele: o tecido celular subcutâneo. A dor é pouca, ou ausente.
Queimadura de terceiro grau.
- Quarto grau: em razão do comprometimento da pele, os ossos, tendões, vasos sanguíneos e/ou inervações ficam expostos. A região atingida pode ficar preta, em virtude da carbonização dos tecidos ali encontrados.
Muitos profissionais consideram que as queimaduras vão até o terceiro grau, contemplando os casos em que toda a pele é queimada, independentemente do quão comprometida a região ficou, e sem levar em conta se houve ou não a evidenciação de outras estruturas. Outros incluem mais um item de classificação, considerando as queimaduras mais graves, intensas, como sendo as de quarto grau, já citadas.Outra forma de classificar a gravidade das queimaduras é analisá-las de acordo com o tamanho da área que foi comprometida. Uma