desmatamento
O desmatamento no Brasil é um dos grandes problemas ecológicos enfrentados pelo país na atualidade. Várias são suas causas, e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo as mais importantes a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária.
O estado do Mato Grosso é o mais atingido pelo desmatamento, seguido pelo Pará e Rondônia
Índice de Desmatamento
A Amazônia brasileira perdeu 4.571 quilômetros quadrados de cobertura vegetal entre agosto de 2011 e julho de 2012, o menor índice para o período nos últimos 26 anos, segundo números divulgados pelo governo.
Entre agosto de 2010 e julho de 2011 (6.418 km²), que antes é a menor desde que o Brasil começou a medir o desaparecimento da maior floresta tropical do mundo,
A área verde devastada entre agosto de 2011 e julho de 2012 é seis vezes menor do que a desmatada entre agosto de 1994 e julho de 1995 (quase 29.059 km²), até agora um recorde, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Consequências do desmatamento
Perda de biodiversidade: Os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo, que levou bilhares de anos. A perda da diversidade de seres, além da perda de variedade genética, é um processo irreversível.
Comprometimento da qualidade da água: A maior erosão e lixiviação causada pelo desmatamento fazem com que a qualidade da água seja