Desigualdades da sociedade brasileira
Cenário histórico mundial
Historicamente, a 'Invenção do Brasil' fez parte de um processo Macro, que compreendeu:
A transição do Feudalismo para o capitalismo, com o nascimento da Burguesia e dos Estados Nacionais;
Uma série vulcões em atividade máxima na Europa, com ações mais freqüentes nos países baixos, na península Ibérica e na Itálica;
O renascimento comercial, que impulsionou o Renascimento Urbano;
A Reforma Protestante, que se opôs ao poder da Igreja Católica e às forças dos movimentos comerciais e burgueses.
Lembre-se:
Uma das importantes características do feudalismo era a pulverização do poder político, com feudos autônomos e governados livremente por seus senhores.
Com pesados impostos, moedas locais e inexistência de sistema métrico, o desenvolvimento mercantil era dificultado, obrigando e limitando os burgueses a essa estrutura. Os burgueses então não tinham outra opção senão a de unirem-se aos reis. É a origem das Monarquias Nacionais (ou Estado Moderno) capazes de centralizarem, além da administração, a moeda, os impostos, as leis e os exércitos.
Dois ótimos filmes que muito contribuem para ilustrar o processo são: "Coração Valente" e '1492, a "Conquista do Paraíso" http://www.adorocinema.com/filmes/coracao-valente/coracao-valente.asp No primeiro, temos um bom retrato das relações de poder entre os vários reinos e povos em uma mesma região, (no caso, a Inglaterra) na Baixa Idade Média.
Um dos destaques é a determinação de que toda noiva deveria entregar-se na noite de núpcias ao seu Senhor e não ao marido.
Veja o fragmento a seguir sobre o tema:
No filme "1492" temos a história de um matrimônio que viabilizou a unificação de dois reinos para o nascimento da Espanha, um dos primeiros Estados a nascer na Europa da transição Feudalismo. O Estado forte foi o responsável direto pelas aventuras.
Cândido Portinari
É neste momento de cenário múltiplo e multifacetado que entrou em cena o Brasil logo