Desigualdade social
A definição de desigualdade social é um "leque" que abrange vários tipos de desigualdade, desde desigualdade de renda, como de escolaridade, saúde, racial e várias outras. No geral, a desigualdade econômica, dada pela má distribuição de renda, é a mais conhecida, mas é necessário compreender que ela não é a única que existe, e que apesar de ser a que vem à mente quando se fala neste assunto, não é a única culpada pela falta de oportunidades para as pessoas que sofrem com o problema da desigualdade.
Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo, um título que gera um contraste para um país que, na época, era a 11ª maior economia do mundo e a maior economia da América Latina. Essa desigualdade em que poucos ganham milhões em um mês, e muitos ganham apenas um salário mínimo ou estão pelas ruas, passando fome, com pouco ou nenhum acesso à saúde, educação e condições básicas de vida reflete sobre a qualidade de vida da população: Países com maior desigualdade têm maior mortalidade infantil, analfabetismo, desemprego, menor expectativa de vida, e muitos outros fatores que levam estes países a cada vez mais serem vistos como não-desenvolvidos.
Portanto, é necessário que governos nacionais, estaduais e municipais se unam para o combate contra essas desigualdades, e que invistam principalmente em educação e principalmente em áreas onde essas desigualdades são maiores, para formar cidadãos aptos a terem uma profissão e uma vida