Desigualdade social
A que tudo indica a desigualdade de forma geral esta relacionada a má distribuição de renda e ao desemprego, gerando conflitos, violência e pobreza. A sociedade brasileira vem se organizando em diferentes épocas e em diversos tipos de atividades que desenvolvem, para satisfazer suas necessidades de sobrevivência. O desenvolvimento tecnológico e científico faz surgir uma série de atividades que possibilitou o crescimento das grandes corporações e a observação despreocupada da realidade atual já nos permite visualizar uma fragmentação nas lutas sociais.
A Desigualdade na América Latina.
A desigualdade social, tanto no Brasil quanto em qualquer outro pais vem desde o inicio das gerações. Sabemos que a melhoria das condições de vida da população não dependente apenas do crescimento econômico, ou seja, do aumento da produção bens e da geração de serviços.
Segundo o estatuto a América Latina sofre uma enorme desigualdade, o pais da região com melhor distribuição de renda ainda permanece mais desigual do que qualquer outro da Europa Ocidental. A desigualdade, na distribuição de renda geram níveis menoresde ação social e provocam conflitos e violência.
Caracterizar a situação da pobreza no pais, portanto, não é tarefa simples. O Brasil é o campeão das diferenças relativas de renda entre ricos e pobres e sua desigualdade de renda não é fenômeno recente, nem ter sido prioridade política nos últimos anos nas ações pública do governo federal.
A deterioração da situação de renda no pais chega a deixar cerca de 35 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza, portanto formalmente considerados pobres no sentido de não terem as condições usuais de sobrevivência individual e familiar sem emprego ou qualquer proteção social do estado. O descaso do governo federal com a área social, apesar dos discursos de boas intenções fica ainda mas dramático ao se ter em conto que parte considerável do aumento dos recursos orçamentários não foi direcionado para os