Desigualdade Social
Atualmente vivemos em um mundo onde a maior parte das riquezas são concentradas nas mãos de poucos, um exemplo dado no texto são dos países Bélgica e Estados Unidos. No entanto o problema de desigualdade social não se encontra somente no fator econômico, perceber-se também a desigualdade nos quesitos vida. Onde nos países mais subdesenvolvidos se tem a maior taxa de mortalidade .
Além das desigualdades internas dos países, lidamos também com as desigualdades externas (entre países), onde são divididos por países donos do capital e os países proletários.
A desigualdade não é um fato atual, encontramos a desigualdade desde as primeiras sociedades, o autor exemplifica isso quando cita o exemplo de uma descrição da miséria dos camponeses franceses, tirada dos Caractéres de La Bruyere, que opõe-se completamente com as festas esbanjadas dadas por Luís XIV na Corte de Versailles.
Encontramos também essa desigualdade quando o autor cita sobre a antiguidade greco-romana, onde o que era considerado cidadão tinha o tempo para cuidar da vida política da pólis e os trabalhos manual eram deixados exclusivamente para os escravos.
Mas nem sempre fora assim na história da vida humana. Na pré-história onde o homem apenas produzia para o seu próprio consumo, tudo era realizada em prol da sociedade, em troca do bem comum. Quando um indivíduo tinha uma colheita acima da média, era dado uma grande festa a fim de acabar com o estoque dessas comidas, fazendo assim com que nenhum indivíduo acumulasse riquezas mais que outros. Nessa mesma época da humanidade a competição era vista como algo imoral. A agricultura era praticada como atividade principal, no entanto ninguém tinha o privilégio de manter uma terra mais fértil por muito tempo, eram feitos rodízios de terrenos para evitar favorecer este ou outro membro da comunidade.
A divisão da sociedade em classes sociais não são produtos gerados da natureza humana e sim