Desigualdade Social
Concordo com as ideias de alguns pensadores, como Karl Marx, que afirma que quem está no topo da classe social se aproveita disso para manter um domínio na sociedade. Durkheim diz que essa diferença social impossibilita que haja ordem dentro da sociedade, pois quem tem mais condições que os outros acreditam ser superiores em tudo, desprezando os mais pobres e menos favorecidos. Max Weber defendia a ideia de que há desigualdade social pelo fato de que os bens são muito divididos, e quem tem dinheiro e ótimas condições de vida não contribuem para ajudar pessoas necessitadas. Na minha opinião, o vereador que disse que “mendigo deveria virar ração pra peixe’’ está completamente errado no seu posicionamento, pois apesar de viverem nas ruas pedindo esmolas são seres humanos como quaisquer outros, e deveriam ter os mesmos direitos. Pois quem realmente critica essas pessoas são as que tem mais condições de ajudá-las, tirá-las das ruas e proporcionar uma vida melhor para elas. Exatamente igual á ideia da vereadora do Rio, que diz que mendigo não é cidadão. Teriam menos mendigos nas ruas se alguém desse algum apoio para essas pessoas, mas infelizmente isso não acontece.
Já em relação ao Rei do Camarote, minha opinião é diferente. Ele gasta seu dinheiro em seu camarote, em bebidas... mas gasta seu próprio dinheiro, não prejudica ninguém e não este fazendo nada de errado.
Com o Brasil sendo um dos países mais desiguais do mundo, os governos poderiam mudar essa realidade, para que não haja tanta diferença entre classes sociais, onde quem tem pode e quem não tem não é ninguém. E isso ocorre em todas as áreas, como saúde, onde o rico prevalece e o pobre morre no leito de um hospital, na segurança, onde o pobre morre como se fosse algo insignificante e nas moradias, pois os governos poderiam auxiliar as pessoas á conseguirem construir uma casa descente e viverem bem.