desigualdade social
1)Quais os fatores em que o Estado Brasileiro peca na desigualdade de renda, comparando com Países mais avançados?
R: Os Paises avançados procuram incentivar o dinamismo ,eles investem de verdade na educação e a remuneração é feita por competencias, coisas que aqui no Brasil não é muito utilizado; Nesses Países tambem,por mais que a pessoa esteja na frente,a diferença entre o outro cocorrente não é tão grande, é uma distancia aceitavel.
Aqui no Brasil as empresas esperam atitudes dos funcioarios e os funionarios esperam da empresa,ninguem da o primeiro passo,enquanto o setor publico só engorda os seus ganhos, afinal os tributos como imposto de renda e a assistencia social que subsidia os humildes ,ameniza essa diferença berrante, mas nao possui efeitos, como diz um proverbio chines: " De um peixe a um homem faminto, e vc o alimentara por um dia, ensine-o a pescar e voce o estara alimentando pelo resto da vida".
Por que nao adotar essa estrategia de remuneraçao por competencia? Ninguem sairá perdendo, pelo contrario, voce tera um funcionario mais motivado, produzindo mais, mais comprometido, mais feliz , buscando sempre se atualizar, aprimorar seus "dotes", estudar mais e com isso o Brasil cresce, sai da miseria, "aprende ao pescar" e deixa de lado a mania de esperar o peixe que vem todo mes "facil"e atige um patamar no qual é merecedor.
2) Onde entra o “Serviço Público” nessa desigualdade?
O setor publico entra na distorçao com a remuneraçao dos fucionariospublicos, onde segundo o estudo apresentado pelo Professor Ricardo,corresponde a 6% da desigualdade.
As pessoas buscam o setor publico para obter estabilidade e ganhos altos, mas essa estabilidade não é a soluçao mais inteligente, pelo contrario, isso faz com que a pessoa se acomode, não há mais motivação para que ela busque uma colocação melhor, não há comeprometimento, competitividade, nem dedicação.
A diferença entre a remuneraçao do