Desigualdade Social
MARIA CASSIMIRA MENCHON BERMONTE B890CE-0
GESTÃO DA QUALIDADE
SANTANA DE PARNAÍBA, 2013.
MARIA CASSIMIRA MENCHON BERMONTE B890CE-0
Desigualdade Social
Trabalho apresentado ao professor Antônio Reis da disciplina Gestão de Processos, do curso de tecnologia em Gestão da Qualidade.
A DESIGUALDADE SOCIAL
A Desigualdade Social é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos. Isso se dá principalmente pela má distribuição de renda de um país, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreas sociais
A desigualdade social no Brasil é uma das maiores do mundo. Embora grande parte dos brasileiros já tenha se acostumado a conviver com esse dado, ele está longe de ser aceitável. Em nenhum outro país do mundo a diferença entre ricos e pobres é tão grande como aqui, o abismo se aprofunda cada vez mais e o carnaval ou o futebol dão conta de disfarçá-lo.
A desigualdade social acarreta, em seu curso, outros fenômenos igualmente preocupantes numa sociedade, e que são anomalias sociais, trazendo malefícios à população tais como:
-Violência e criminalidade:
A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
- Desemprego:
Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e